domingo, 23 de dezembro de 2007

A Batalha de Argel

>>Título Original: La Battaglia di Algeri
>>Elenco:
Jean Martin, Brahim Hadjadj, Yacef Saadi, Samia Kerbash, Ugo Paletti, Fusia El Kader, Omar, Mohamed Ben Kassen, Michele Kerbash, Tommaso Neri
>>Direção:
Gillo Pontecorvo
>>Ano: 1966

>>Duração: 117 Minutos/P&B

>>Ocorrência Histórica: Independência da Argélia

>>Sinopse:
A Batalha de Argel descreve eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, marco do processo histórico de libertação das colônias européias na África. A ação concentra-se entre 1954 e 1957 [a guerra só terminaria em 1962], mostrando como agiam os dois lados do conflito: enquanto o exército francês recorria à política de eliminação e à tortura, a Frente de Libertação Nacional [FLN] desenvolvia técnicas não convencionais de combate baseadas na guerrilha e no terrorismo. Neste filme de imensa atualidade, o mestre italiano Gillo Pontecorvo mudou a história do cinema político ao construir uma narrativa de tirar o fôlego, em que mistura técnicas de documentário e de ficção.

Trailer

Um comentário:

Nuno Balducci disse...

Impressionante é a palavra que melhor posso utilizar para descrever ao ver esse filme. O Filme mostra bem com tom de documento na ocorrência dos fatos, sobre os anos condurbados na Argélia e que levaria a sua independência. As cenas que parecem mais que você está vivenciado, faz desse um filme a ponto de ser atual mesmo sendo feito nos anos 60, principalmente nos ataques terroristas e as torturas ainda bem presentes em nossos dias.

Excelente e Imperdível!